Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Objeto com muita História 1)

Saco de praia

Ando há mais de quatro anos a tentar separar o que quero e devo guardar, daquilo que posso prescindir, dar, vender e deitar fora.
A poucas coisas estou agarrada e à medida que vou mexendo e remexendo, mais me dou conta, que me liberto facilmente de coisas de monta do que de pequenas coisas que tem uma "memória", ou pelo menos me trazem de volta os tempos em que era feliz com pequenas coisas.

Este foi um saco de praia idealizado e feito por mim, aos 12/13anos, nos anos sessenta, e pegas em madeira feitas pelo meu padrinho, que era carpinteiro e já cá não está há 19 anos.

Como me sentia orgulhosa de ningém ter um saco igual ao meu e ter sido feito por mim! O remate do forro ainda está feito à mão.
 Quanto uso dei ao saco, mesmo depois de casada. E o turco, comprado na feira de Santana, mas de boa qualidade, sem nunca manchar, nem perder o colorido.
É muito bom recordar esses verdes anos, com a cabecinha cheia de sonhos e projetos, ávida de aprender tudo.
Pois o turco, ainda dará um bom forro para a cama da minha cadelinha Becas e as pegas, bem lixadinhas e pintadas, quando eu tiver tudo mais em ordem, continuarão a honrar a memória do meu afável padrinho num saco bem mais elaborado e chique.

Dedico este texto ao meus Padrinhos, estejam onde estiveram, que seja em Paz e felizes, como o eram, à sua maneira! 
Ela, porque me ensinou o gosto pela costura e ele porque sempre tinha uma palavra simpática de incentivo a tudo que eu fazia, para quem fui criança, e depois na adolescência passei para sempre a "Rapariga", até à hora da sua partida.
 





Sem comentários:

Enviar um comentário