Número total de visualizações de páginas

domingo, 4 de janeiro de 2015

A "Cegonha" trouxe-me um irmão...

Há cinquenta e um anos algumas crianças ainda acreditavam que as Cegonhas, que tinham os seus enormes ninhos cuidadosamente feitos e apoiados nos postes de alta tensão, traziam os bebés pendurados no grande bico!

Quando a minha mãe mandou chamar a parteira, o meu pai disse-me para vir cá para fora, com os meus irmãos, esperar a Cegonha que nos ia trazer outro irmão.
Eu já sabia que os bebés nasciam das barrigas das mães, mas não me atrevia a contradizer o meu pai. E lá vim com 9 anitos, com o meu irmão de 6 e a minha irmã de 2, encolhidos, olhar para o céu. Recordo que as manhãs de Janeiro não eram tão suaves como são as atuais, por isso estávamos enregidos de frio na espera.
Às nove horas lá nos chamaram, para ver um bebé lindo, gorduchinho, loiro, de olhos azuis. Um menino, mas não vimos Cegonha nenhuma!

Com poucos meses começou a revelar dotes excecionais para a pintura e para a reciclagem de materiais!
Pintava paredes e tudo o mais que lhe aparecia à volta, para desepero da minha mãe, com a matéria orgânica que retirava com as mãozitas rechonchudas da fralda.

Quando o loiro cabelo encaracolado cresceu, faziam-lhe o comboiinho (caracol em forma de comboio bem no centro da cabeça a cair para a testa), que lhe dava um ar de Anjinho, parecidos aos de Miguel Ângelo.

Foi sempre um bebé e criança muito mimada e querida. Eu como mais velha cuidei muito dele, como se fosse um boneco, mas verdadeiro.

As traquinices matreiras, cedo se revelaram, assim como o jeitinho para mandar...
Ainda novinho, disse a irmã: "põe aqui o dedo", que era nada menos que no ralador do milho. Ela, 2 anos mais velha, colocou, e ele deu à manivela... Imagina-se o desfecho...

Pena tenho de não haver fotos, mas as imagens tenho-as todas na cabeça e por isso irmão quis presentear-te desta forma. Digo-te ainda que o amor fraterno continua a existir, embora por vezes possa esfriar perante determinados comportamentos e atitudes, assim como circunstâncias terríveis de vida, para as quais não haverá nunca compreensão possível.

Acrescento por último, que não fazes anos, somas apenas, o que significa, que tens a criança feliz que foste dentro de ti, o jovem, o adulto e assim sucessivamente.
Que tenhas muito saúde e Sejas  feliz, e faz felizes todos os que te rodeiam. Só assim a vida vale a pena.  

Sem comentários:

Enviar um comentário